sábado, 19 de fevereiro de 2011


O Guaíba é um grande lago (496 km²) ao qual Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região.
Por quase toda a sua existência foi considerado um rio, porém há pouco mais de 20 anos, após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas, foi classificado como um grande lago.
O Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.
Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 km², equivalente a 30% do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do Estado, concentrando 2/3 da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem 70% da população.

[editar] Geografia

O Guaíba é formado pelo Rio Jacuí (84,6%), Sinos(7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí(2,7%), recebendo também as águas dos arroios situados às suas margens. Trata-se de um estuário no Rio Grande do Sul, Brasil. Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Gua%C3%ADba

Nenhum comentário: